segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Assassinato sem condenação



Será que eu sou humano? Infelizmente não tenho dúvidas quanto a isso; mas, às vezes, sinto vergonha de sê-lo. Dias atrás assisti uma reportagem sobre a devastação das florestas de Sumatra e Bornéu (Indonésia), para a plantação de dendezeiro, cujo azeite está em crescente substituição aos demais óleos de origem vegetal. Três coisas me chocaram: 1 – a nonocultura, todo mundo sabe que nenhum solo é fértil por muito tempo quando se pratica um só tipo de cultivo; 2 – a devastação de florestas da Indonésia, todo mundo sabe que tem muita terra sem ser utilizada e que, na verdade, desmatar com suposta intenção de plantio pode ser a forma de burlar as leis de determinados países sobre extração de madeira (que me parece ser este o caso de Sumatra e Bornéu); 3 – a violência, a crueldade com o orangotango, todo mundo sabe que o “velho da floresta” está na lista de extinção.Não vou me ater a contar como matam os indefesos primatas, mas podem ter certeza que a única coisa que não praticam é eutanásia.
Bom, se os nossos primos estivessem sendo mortos por tribos selvagens que usassem sua carne para completar a sua alimentação não me assustaria, mas estão sendo assassinados em detrimento de interesses comerciais. Estão sendo assassinados, porque em países que supostamente defendem a preservação da natureza têm pessoas que pagam 30 mil dólares por um filhote de orangotango, para ser o seu bicho de estimação enquanto é bebê. Na maioria dos casos estes animais são abandonados ou doados a zoológicos quando se tornam adultos. Vale frisar que estudos provam que para cada filhote saqueado e vendido, são mortos cinco animais (duas mães e três filhotes).
Fico pensando, se fosse o contrário, se um primata roubasse uma criança humana de seus pais, matassem a família para poder tirar a criança, nós consideraríamos um crime hediondo, colocaríamos o primata na lista dos assassinos mais cruéis. No entanto, nós, civilizados e superiores, podemos roubar, saquear, seqüestrar, matar macaco com a absoluta certeza de que basta lidarmos com os corruptos certos para nos livrarmos da prisão. Aliás, pensando assim, o que adianta maus-tratos de animais ser crime inafiançável? Dúvidas, incertezas, divagações…

2 comentários:

ZAca disse...

Cara, isso me dói em particular por ser um primata antropóide, as criaturas mais admiráveis, na minha opinião...
Juro que pensei exatamente a mesma coisa no final... se fosse o contrário, como seria. Imaginei uma puta charge sobre o tema, uma pena que minhas habilidades musicais consomem todo meu eu artístico e nao permitem meu desenvolvimento designístico para fazê-la.
Descontrações a parte, tá sensacional isso aqui!
Tá de parabéns, meu velho!

Urha disse...

zaca, eu tenho paixão por animais.
E,os primatas para mim são quase seres humanos. eu me vejo no olhar de um macaco, eu me reconheço em
seus gestos. como alguém pode ferir um primo, um parente?
isso me destrói. eu fico enojado so de pensar. eu acompanho
o clã do orangotango de Lone Droscher-Nielsen e
sempre tem reportagens do que fazem com eles em bornéu. enfim,
é trágico. um abraço e obrigado por comentar.